Barco doado pela Polícia Federal é destaque na Rolex Ilhabela Sailing Week como veleiro-escola

 

Alunos de Ilhabela correm no Charlie Bravo e aprendem um pouco mais da vela de oceano entre os melhores da América Latina

Por ZDL Comunicação

Ilhabela (SP) - Um barco que era usado para transporte de cocaína ganha um novo conceito em 2012 e apresenta uma função social nesta edição da Rolex Ilhabela Sailing Week, que começa no dia 7 de julho, com a participação de 150 embarcações. O Charlie Bravo, que corre na classe BRA-RGS Cruiser, agora é usado como veleiro-escola para formar cidadãos e velejadores na cidade mais voltada à vela no Brasil. Apreendida pela Polícia Federal na década passada, a embarcação atende 70 jovens a partir dos 15 anos, que descobrem o dia a dia da modalidade na prática, sempre monitorados por professores especializados.

ilha_img_B


Depois da apreensão, a embarcação foi repassada à Prefeitura de Ilhabela em 2010 para atender a projetos sociais. Os alunos da rede de ensino da cidade têm o primeiro contato com as manobras e, antes do batismo na água, conhecem o bê-a-bá da modalidade, como regras e dicas de segurança, entre outras.


O comandante do Charlie Bravo na competição será Marcos Cardial, coordenador de vela da Prefeitura de Ilhabela, que ajudará os futuros atletas no evento, que conta com nomes de peso, como Torben Grael e Maurício Santa Cruz. "Estamos a cada dia mais entrosados e esperamos fazer uma bela participação nesta que é a maior competição da América Latina, juntamente com nossos alunos da Escola Municipal de Vela de Ilhabela", declara o comandante Marcos Cardial.


O veleiro-escola Charlie Bravo é um MB 45 e ainda precisa de alguns reparos. Apesar disso, a equipe está empolgada com a oportunidade de refazer a história do barco. "Oferecemos experiência para os jovens iniciantes na vela oceânica e ensinamos muitos valores. Uma das nossas exigências é que o aluno frequente a escola diariamente. Formamos cidadãos e pessoas qualificadas para atender a vela. Em Ilhabela temos, além do Yacht Club de Ilhabela, outros dois clubes e várias marinas, que podem gerar emprego à turma do Charlie Bravo", conta Sérgio Roberto do Vale, diretor de esportes náuticos de Ilhabela e que faz parte da tripulação de regata.


No início do mês, o Charlie Bravo correu a segunda etapa da Copa Suzuki Jimny, chamada de Warm Up, ficando na quarta colocação na classificação geral.


Fase final de inscrições -
A Rolex Ilhabela Sailing Week está na fase final de inscrições para a 39ª edição. O preço é de R$ 400,00 por tripulante. No site www.risw.com.br há um link direto para a área de inscrições. O velejador receberá uma senha e, na sequência, poderá fazer o cadastro. Após o pagamento e efetivação da participação pela organização, o tripulante deverá enviar foto (tipo 3x4) e um rápido currículo esportivo, além de imagens, em alta resolução, do veleiro. Faça o procedimento seguindo os seguintes passos:

Nome do barco

Número da vela
Clube de Origem
Fabricante
Modelo do barco
Tamanho (pés) do barco
Informações sobre seguro
Patrocínio
Número de Tripulantes
Classe

Principal evento náutico esportivo da América Latina, a Rolex Ilhabela Sailing Week tem patrocínio titular da Rolex e patrocínios ouro da Mitsubishi Motors e da Semp Toshiba e prata do Bradesco Private. O evento tem apoios da Marinha do Brasil, da Confederação Brasileira de Vela e Motor (CBVM), das Classes ORC, S40, HPE, C30 e BRA-RGS, e parcerias da Prefeitura Municipal de Ilhabela (PMI), do Yacht Club Argentino (YCA), e da Brancante Seguros. A organização, sede e a realização são do Yacht Club de Ilhabela (YCI).