The Wave, Muscat domina primeiro dia da etapa de Porto no Extreme Sailing Series
Fonte: Excom
Um grande espetáculo se viu no primeiro dia da quarta etapa do Extreme Sailing Series, em Porto A presença de frota de oito barcos enfrentando ventos e ondas fortes marcaram o dia. As novas caras do circuito, Fred Le Peutrec e Andrew Walsh, mostraram que estão em boa disputa com os mais experientes da frota, mas, no final, foi Leigh McMillan que alcançou o topo da classificação juntamente com outros dois nomes comuns no pódio: Groupe Edmond de Rothschild e Red Bull Sailing Team, naquele que McMillan previu ser "o maior evento do ano até agora."
Ao total, foram realizadas sete corridas em águas do Atlântico, com condições difíceis e uma brisa que cresceu ao longo do dia para chegar a 17 nós com ondas de três metros.
Leigh McMillan e sua equipe na The Wave, Muscat conseguiram o pódio depois de vencer os dois atos anteriores em Istambul e Qingdao. As duas vitórias de hoje foram suficientes para permanecer na briga pelo campeonato, mas como disse McMillan, nada neste jogo é uma certeza: "Tivemos um bom começo, mas não podemos nos acomodar com o resultado. Apesar de ter vencido as duas primeiras etapas, é cada vez mais difícil de ganhar e há ainda desafios importantes.
Apenas sete pontos atrás está a equipe francesa Groupe Edmond de Rothschild. A equipe britânica da GAC Pindar, com seu novo chefe Andrew Walsh à frente, deu uma lição ao vencer a corrida em seu primeiro dia como capitão, fechando a classificação final no quarto lugar, empatado em pontos com a Red Bull. Outro novato, Fred Le Peutrec, da Zoulou, foi outra surpresa na sua estreia. Le Peutrec é um dos tripulantes que possuem o Troféu Jules Verne e tem plena confiança em sua equipe: "O grupo tem grande experiência e eu confio totalmente neles. Por isso nós ganhamos duas vezes hoje".
A coletiva de imprensa oficial da etapa contou com 30 jornalistas nacionais e internacionais. A rede de televisão RTP transmitirá as corridas ao vivo no sábado e domingo. A partir dessa sexta-feira a competição entra formato de estágio no período da tarde depois de, pela manhã, acontecer em águas abertas com ventos crescendo, como indica a previsão do tempo.
Classificação geral do Extreme Sailing Series 2012 - 4ª Etapa, Porto. Pontuação após sete corridas.
Posicão / Equipe / Pontos
1 The Wave, Muscat (OMA) Leigh McMillan / Ed Smyth / Pete Greenhalgh / Hashim Al Rashdi / Bleddyn Mon 44 pontos
2 Groupe Edmond de Rothschild (FRA) Pierre Pennec / Arnaud Psarofaghis/ Hervé Cunningham / Bernard Labro / Romain Petit 37 pontos
3 Red Bull Sailing Team (AUT) Roman Hagara / Hans Peter Steinacher / Matthew Adams / Graeme Spence, Pierre Le Clainche 34 pontos
4 GAC Pindar (GBR) Andrew Walsh / Nick Rogers/ Mark Bulkeley / Adam Piggot / Jono Macbeth 34 pontos
5 Alinghi (SUI), Ernesto Bertarelli / Jean-Christophe Mourniac / Pierre Yves Jorand / Nils Frei / Yves Detrey 32 pontos
6 Oman Air (OMA) Morgan Larson / Will Howden / Charlie Ogletree / Nasser Al Mashari / Andy Maloney 30 pontos
7 ZouLou (FRA) Fred Le Peutrec / Philippe Mourniac / Jean-Sébastien Ponce / Bruno Jeanjean / Patrick Aucour 27 pontos
8 SAP Extreme Sailing Team (DEN) Jes Gram‐Hansen / Rasmus Kostner / Pete Cumming / Mikkel Rossberg / Jonas Hviid 14 pontos