Porto se destaca como melhor cenário de todas as provas do Extreme Sailing Series
Etapa portuguesa foi considerada a melhor nos oitos de competição
ExCom assessoria de imprensa
A última corrida da etapa de Porto foi nada menos que extraordinária, com o maior número de expectadores que o Extreme Sailing Series já testemunhou. Estima-se que 38.000 visitantes no último dia (66.000 estimados em todo o evento) cercaram o estádio em ambos os lados do Porto e de Gaia ao longo do rio Douro e também em cima da icónica ponte Dom Luis I, para testemunhar um dia de adrenalina, alta velocidade e ação.
Quem esteve em Porto no último dia de competição foi testemunha do melhor dia ao longo dos oito anos de competição. O céu estava azul e uma brisa vinda do mar canalizada para baixo do rio, levou os ventos para mais 20 nós. Catamarãs voadores e cruzamentos muito próximos ao longo do dia, marcado por uma multidão que vibrava em aplausos espontâneos muito próximos dos velejadores.
Foi uma vitória merecida para o time omã de McMillan, pois venceram dez das 32 corridas ao longo dos últimos quatro dias - mais do que qualquer outra equipe. Foi uma das performances mais dominantes da competição. "Nós velejamos muito bem. Acho que mudamos o jogo um pouco dentro de nós. Estou muito feliz”, disse McMillan.
Sempre na disputa, o Groupe Edmond de Rothschild encontrou dificuldades na terceira corrida, o que levou a abandonar a prova, custando assim o lugar garantido que tinham no pódio. Isso deixou o caminho livre para Roman Hagara que assegurou a terceira colocação na classificação final após fechar em segundo lugar na etapa portuguesa. Feliz com o resultado, mas querendo mais, a lenda da vela austríaca disse depois de competir: "A última corrida foi perfeita. Todo mundo estava brigando muito próximo. Teremos de lutar muito para bater McMillan, mas eles navegaram muito bem aqui e mereceram a vitória. Espero que possamos vencê-los na próxima parada . Vamos trabalhar duro para isso”, disse Hagara.
Na última corrida, que valia o dobro de pontos, Oman Air e Alinghi lutaram pelo terceiro lugar. Da mesma forma foi a batalha pela sexta a oitava posição. Andrew Welsh teve uma jornada positiva a bordo do GAC Pindar, mas não conseguiu terminar em uma posição melhor que a sétima. Fred Le Peutre, da Zoulou, um dos marinheiros mais experientes do mundo, mostrou seu valor durante a quarta etapa, incluindo com vitória, mas acabou fechando o dia na oitava posição.
Porto era um local de competição que nunca havia recebido etapa do Extreme. O evento mostrou perfeitas condições de navegação. Os praticantes de windsurf de NeilPryde Racing também estiveram presentes nos dias de competição. Com quatro atos concluídos até agora, a liderança do The Wave, Muscat se fixa como algo bem importante, mas não inatingível. A próxima corrida será em Cardiff, País de Gales, de 30 agosto a 2 de setembro.
Classificação geral – Quarta etapa Extreme Sailing Series 2012 Porto, Portugal - após o quatro dia, 32 corridas (08/07/12)
Posição / Equipe / Pontos
1 The Wave, Muscat (OMA) Leigh McMillan / Ed Smyth / Pete Greenhalgh / Hashim Al Rashdi / Bleddyn seg 198 pontos
2 Red Sailing Team Bull (AUT) Roman Hagara / Hans Peter Steinacher / Matthew Adams / Graeme Spence, Pierre Le Clainche 183 pontos
3 Oman Air (OMA) Morgan Larson / Will Howden / Charlie Ogletree / Nasser Al Mashari / Andy Maloney 156 pontos
4 Alinghi (SUI), Ernesto Bertarelli / Jean-Christophe Mourniac / Pierre Yves Jorand / Nils Frei / Yves DeTrey 145 pontos
5 Groupe Edmond de Rothschild (FRA) Pierre Pennec / Arnaud Psarofaghis / Hervé Cunningham / Bernard Labro / Petit Romain 137 pontos
6 SAP Equipe de Vela extremas (DEN) Jes Gram-Hansen / Rasmus Kostner / Pete Cumming / Mikkel Rossberg / Jonas Hviid 129 pontos
7 GAC Pindar (GBR) Andrew Walsh / Nick Rogers / Mark Bulkeley / Adam Piggot / Jono pontos Macbeth 126
8 Zoulou (FRA) Fred Le Peutrec / Philippe Mourniac / Jean-Sébastien Ponce / Bruno Jeanjean / Patrick Aucour 123 pontos
Classificação geral 4 etapas – Extreme Sailing Series, Porto
Posição / Equipe / Pontos
1 The Wave, Muscat 39 pontos
2 Red Sailing Team Touro 33 pontos
3 Oman Air Team 31 pontos
4 Groupe Edmond de Rothschild 31 pontos
5 GAC Pindar 22 pontos
6 Alinghi 18 pontos
7 SAP Sailing Team Extrema 18 pontos
8 Zoulou 16 pontos