Tripulações da Transat Québec-Saint Malo estão no Atlântico rumo à França
Fonte: Revista Náutica Online
Os 25 barcos que participam da 8ª Transat Québec-Saint Malo ultrapassaram a última marca obrigatória, em Saint Pierre, no Canadá, e já estão no Oceano Atlântico. Os multicascos terão outro ponto de passagem obrigátoria: o rochedo de Fastnet, no extremo sul da Irlanda. Já os monocasco Open e da classe 40 podem ir diretamente para a cidade francesa de Saint Malo.
Até agora, ninguém abandonou a disputa iniciada no último domingo, mas todos passaram por trechos com condições severas de navegação após o rio Saint Lawrence. Benoit Parnaudeau, do veleiro Transport Cohérence, e Louis Duc, do Avis Immobilier tiveram que reiniciar a regata, depois de um breve pit-stop para resolver alguns problemas.
A flotilha ainda veleja em grupo, apesar do efeito estilingue causado pela passagem por Saint Pierre, e navega impulsionada por um forte vento de oeste. Os barcos da Class40 se espalham por mais de 70 quilômetros e, com a entrada no Atlântico, chegou o momento de escolher uma estratégia que permita o melhor desempenho nas 2 mil milhas (3.600 quilômetros)restantes para a linha de chegada.
O veleiro FenêtréA Cardeal, comandado por Erwan Le Roux na classe Open, segue na liderança geral da disputa, a 1.600 milhas (2.880 quilômetros) da linha de chegada. Saint Malo fica na região da Bretanha francesa. Na Classe 40, o líder ainda é o veleiro Geodis, comandado por Fabrice Amedeo, a 1.900 milhas (3.420 quilômetros) da chegada, mas Joerg Riechers, que caiu do primeiro para o nono lugar após enfrentar problemas no seu veleiro Mare, conseguiu se recuperar e já ocupa a vice-liderança, com apenas 8 milhas (14,4 quilômetros) de desvantagem.
Única regata transatlântica tripulada e sem paradas, navegada no sentido contrário, de oeste para leste, a Transat Québec-Saint Malo acontece a cada quatro anos. O capitão Frank-Yves Escoffier venceu a edição passada, de 2008, após mais de 11 dias de velejada entre as cidades canadense e francesa.
Mais informações no site do evento.
Veja quem são os três primeiros colocados provisórios até este momento (veleiro e capitão):
Class40
1 - Geodis (Fabrice Amedeo)
2 - Mare (Joerg Riechers)
3 - IX Blue (Stéphane Le Diraison)
Open Class
1 - FenêtréA Cardinal 3 (Erwan Le Roux)
2 - Vers un Monde sans SIDA (Erik Nigon)
3 - Défi Sint-Malo Agglo (Gilles Lamiré)