Londres 2012: Scheidt e Prada seguem na vice-liderança da classe Star
Fonte: Local Comunicação
Depois de quatro dias de competição, Robert Scheidt e Bruno Prada seguem na vice-liderança da Classe Star dos Jogos Olímpicos, em Weymouth. Os tricampeões mundiais fizeram um terceiro e um quinto lugares nas regatas desta quinta-feira (2/8), somando 22 pontos perdidos. Os líderes são os britânicos Iain Percy e Andrew Simpson, com 13.
A primeira regata do dia foi disputada sob vento mais forte, com rajadas de até 30 nós. Scheidt e Prada escolheram o lado errado da raia e montaram a primeira boia na 15ª colocação, mas conseguiram se recuperar bem e terminaram em terceiro lugar, atrás apenas das duplas inglesa (1ª) e polonesa (2ª).
O clima ficou mais brando na segunda prova do dia, com vento em torno dos 14 nós. Na largada, Scheidt e Prada optaram pelo lado direito da raia e foram seguidos pelos ingleses, montando a primeira boia na 10ª posição. Mais uma vez os brasileiros mostraram uma incrível capacidade de recuperação e na segunda boia já estavam na terceira posição. Mas acabaram perdendo duas posições na última perna, finalizando a regata em quinto lugar. Os suecos Fredrik Loof e Max Salminem foram os vencedores, com os ingleses em segundo.
Scheidt e Prada são favoritos ao ouro e, apesar de estarem nove pontos atrás dos ingleses, ainda têm chances de conquistar a medalha dourada. Scheidt, que já tem dois ouros e duas pratas em Olimpíadas, também pode alcançar Torben Grael (dois ouros, uma prata e dois bronzes) em número de medalhas olímpicas.
A rivalidade com a dupla inglesa é antiga. Em Pequim, os britânicos venceram a competição, deixando os brasileiros com a prata olímpica. De lá pra cá, no entanto, Scheidt e Prada têm mostrado uma maior maturidade na velejada. A prova disso foi o Mundial, disputado em maio em Hyères, na França. Os brasileiros chegaram na última regata em segundo lugar, cinco pontos atrás dos britânicos, e conseguiram reverter o resultado para conquistar o inédito tricampeonato mundial. Antes deles apenas a dupla italiana Agostino Straulino e Nicolo Rode havia conseguido tal feito.
Mas Scheidt e Prada ainda precisam se preocupar com os suecos Fredrik Loof e Max Salminen, terceiros colocados, que estão empatados com os brasileiros na pontuação total. A disputa continua nesta sexta-feira, quando deverão ser disputadas as duas últimas regatas da fase classificatória. O resultado final indicará quem serão as dez equipes que disputarão a Medal Race, com pontuação dobrada e sem descarte. A regata está programada para domingo.
Resultados após oito regatas e um descarte
1. Iain Percy e Andrew Simpson, GBR, [(11)+2+3+2+1+2+1+2], 13 pontos perdidos
2. Robert Scheidt e Bruno Prada, BRA, [4+1+(9)+6+2+1+3+5], 22 pp
3. Fredrik Loof e Max Salminen, SUE, [(10)+4+4+1+5+3+4+1], 22 pp
4. Mateusz Kusznierewicz e Dominik Zycki, POL, [9+3+(12)+10+3+4+2+9], 40 pp
5. Eividin Melleby e Petter Pedersen, NOR, [7+5+2+4+(16)+11+8+4], 41 pp
Robert Scheidt tem patrocínio do Banco do Brasil, Prada, Gocil e Rolex. Bruno Prada tem patrocínio da Gocil e Oakley e apoio do Club Athletico Paulistano. A dupla tem o apoio do Comitê Olímpico Brasileiro e da Confederação Brasileira de Vela e Motor.