Londres 2012: Bruno Fontes e Adriana Kostiw são eliminados na Laser
Fonte: Terra e Local Comunicação
O dia de competições da vela foi marcado por duas eliminações de brasileiros. Na classe Laser, Bruno Fontes terminou em 13º, enquanto Adriana Kostiw foi a 25ª colocada na classe Laser Radial. Como somente os 10 primeiros se classificam para a medal race, os atletas acabaram de fora da luta por medalha.
Bruno Fontes terminou a nona regata na 16ª posição e, apesar de ter evoluído e subido para o quinto lugar na décima regata, não conseguiu lugar entre os 10 primeiros na classificação geral. A liderança da classe Laser até o momento é do australiano Tom Slingsby, que soma 24 pontos perdidos.
Na classe Laser Radial, a disputa terminou neste sábado (4/8) para Adriana Kostiw, em sua segunda Olimpíada. Após dez regatas e um descarte, a velejadora brasileira é a 25ª colocada. Apenas as dez primeiras vão para a Medal Race, que tem pontuação dobrada, na segunda-feira. A líder é a chinesa Lijia Xu, seguida pela holandesa Marit Bowmeester, ambas com 33 pontos, e pela irlandesa Annalise Murphy, com 34. Gintare Scheidt, esposa de Robert, terminou em sexto lugar, com 68 pontos, mas não tem chance de pódio na Medal Race.
O último dia de competições da fase classificatória da Laser Radial começou com vento moderado, em torno dos 17 nós. Adriana Kostiw montou a primeira boia na 35ª colocação e se recuperou ao longo da disputa, até cruzar a linha em 30º. A vencedora foi a chinesa Lijia Xu.
A velejadora mostrou capacidade de recuperação também na segunda regata. Depois de iniciar em 38º, foi ganhando posições e, até a quarta boia, já havia ultrapassado sete barcos. Na última perna, porém, Adriana caiu três posições e terminou a regata em 34º. A vencedora foi a holandesa Marit Bowmeester.
Esta foi a segunda participação de Adriana em Olimpíadas. Em 2004, a atleta velejou ao lado de Fernanda Oliveira, na classe 470. A paulista, que tem patrocínio da AON, Lorenzetti e Veet e apoio da Alatur Turismo, por meio da Lei Paulista de Incentivo ao Esporte, volta para o Brasil no dia 9 e irá aproveitar para descansar da campanha olímpica antes de voltar a velejar novamente, no final do mês, em outra modalidade: o Match Race.
Gintare Scheidt, esposa de Robert Scheidt, terminou em sexto lugar a fase classificatória e vai disputar a Medal Race, mas não tem chance de pódio.