Fernanda e Ana avançam à medal race na 470 feminina e brigam pelo bronze

 

Na quinta posição com 61 pontos perdidos, Fernanda Oliveira e Ana Barbachan estão a apenas nove pontos das holandesas, terceiras colocadas

Por Globoesporte.com

As brasileiras Fernanda Oliveira e Ana Barbachan seguem firmes na briga pelo pódio na classe 470 feminina. Nesta quarta-feira, elas garantiram vaga na medal race, etapa que reúne as 10 melhores velejadoras na disputa por medalhas. A dupla teve grande desempenho nas últimas duas regatas classificatórias e ficou na quinta colocação geral, com 61 pontos perdidos. Com um quinto e quarto lugares nas duas provas do dia, respectivamente, as velejadoras foram beneficiadas com o tropeço das holandesas Lisa Westerhof e Lobke Berkhout e se aproximaram ainda mais da briga pelo bronze. A diferença para a dupla europeia, que atualmente ocupa a terceira posição na tabela, caiu para apenas nove pontos.

fernanda_oliveira_e_ana

Agora, Fernanda e Ana voltam às águas da baía de Weymouth na próxima sexta-feira, a partir das 13h (9h de Brasília). Para garantirem o bronze, as brasileiras precisam manter cinco barcos de distância em relação às holandesas e cruzar três barcos à frente das francesas Camille Lecointre e Mathilde Geron, que também brigam pelo pódio. Por exemplo: caso vençam a medal race, Fernanda e Ana precisam torcer para que Westerhof e Berkhout não terminem acima da sexta posição, enquanto Lecointre e Geron devem ficar no máximo na quarta colocação.

Na primeira regata do dia, Fernanda e Ana chegaram a cair para a 11ª posição, mas garantiam o quinto lugar. Já Westerhof e Berkhout cruzaram a linha de chegada na última colocação. Assim, a dupla holandesa passou a descartar os 20 pontos acumulados nesta prova, já que o 18º lugar da sexta regata não pode mais ser desconsiderado. Para completar, as brasileiras terminaram a segunda regata na quarta posição, enquanto as europeias foi apenas as sextas mais bem classificadas. Com isso, a diferença da dupla verde-amarela para a medalha de bronze despencou de 24 para apenas nove pontos.

Mesmo com os bons resultados recentes, Fernanda e Ana não têm mais chances de brigar pelos dois primeiros lugares do pódio. Elas estão a 28 pontos das neozelandesas Jo Aleh/Olivia Powrie e das britânicas Saskia Clark/Hanna Mills, que dividem a ponta com 33 pontos perdidos. Como a pontuação na medal race é dobrada, com apenas 10 competidoras, mesmo que as líderes terminem nas últimas colocações, acumulariam no máximo 20 pontos.

Confira as dez equipes que avançaram à medal race:


1. Jo Aleh / Olivia Powrie (NZL) - 51 (33) pontos perdidos

2. Hannah Mills / Saskia Clark (GBR) - 41 (33) pp
3. Lisa Westerhof / Lobke Berkhout (HOL) - 72 (52) pp
4. Camille Lecointre / Mathilde Geron (FRA) - 72 (55) pp
5. Fernanda Oliveira / Ana Barbachan (BRA) - 75 (61) pp

6. Elise Rechichi / Belinda Stowell (AUS) - 88 (67) pp
7. Giulia Conti / Giovanna Micol (ITA) - 87 (69) pp
8. Kathrin Kadelbach / Friederike Belcher (ALE) - (97) 78 pp
9. Amanda Clark / Sarah Lihan (EUA) - 98 (78) pp
10. Berta Betanzos / Tara Pacheco (ESP) - 109 (93) pp