Formatura de curso para produção náutica emociona em SC
Parceira entre estaleiro Schaefer Yachts e Projeto Pescar profissionalizou nove alunos
Assessoria de imprensa Schaefer Yachts/Fotos Simone Inácio
Nove alunos em vulnerabilidade social emocionaram a todos os presentes durante a formatura do curso Iniciação à Produção Náutica, parceria entre o estaleiro catarinense Schaefer Yachts e o Projeto Pescar. Realizada na última quinta-feira (16), em Biguaçu, na Grande Florianópolis, região onde vivem os jovens entre 17 e 20 anos, a cerimônia contou com familiares, amigos, autoridades e representantes da empresa, entre eles o presidente Márcio Schaefer. “Este grupo aprendeu valores que vão levar para toda a vida, não somente uma profissão”, afirmou Schaefer.
A formatura foi resultado de um ano de intensas atividades, que transformaram estes alunos em pessoas aptas para o mercado de trabalho na indústria náutica catarinense. “Além de darmos uma oportunidade digna a esses jovens, temos certeza de que sua formação vai trazer sangue novo para as empresas do setor. Eles têm um perfil diferenciado, evidenciado pela característica do Pescar, que é formar não só mão de obra, mas também cidadãos plenos e responsáveis”, disse Schaefer.
A oradora da turma, Luana Pereira, arrancou lagrimas da plateia – e dela mesma – durante seu discurso. “Agradeço a todos. Estamos mais maduros, mais preparados e prontos para uma nova jornada. Isto não é um fim, mas, sim, um início”, disse a jovem, que pretende cursar faculdade e encarar novos desafios na área. O paraninfo da turma, Luiz Roberto Feuback, presidente da Câmara de Vereadores de Biguaçu, também os enalteceu. “Vocês já são vencedores e pessoas que certamente vão fazer a diferença na sociedade”, registrou. Presente à mesa, o vice-prefeito de Biguaçu, Ramon Wollinger, elogiou a iniciativa da empresa e do Projeto Pescar. “A Schaefer Yachts é um orgulho para nossa cidade e para o Brasil. Estes formandos são o que de melhor temos entre nosso povo”, frisou.
Com mais de 35 anos de história, o Projeto Pescar já atingiu mais de 19,5 mil jovens e promove desenvolvimento pessoal de cidadania e conhecimento técnico nas áreas da indústria, imagem pessoal, turismo, informática, gestão, comércio, comunicação, agropecuária e construção civil. “Esta foi a primeira experiência do Projeto Pescar no mundo náutico e os resultados são surpreendentes. Hoje todos são capazes de trabalhar no polo catarinense do setor trazendo toda a experiência de vida proporcionada pelo Pescar”, explicou a orientadora do projeto, Paula Hoffmann Costa. Segundo ela, o grupo está mais que apto para representar o início de um canal para formar mão de obra especializada no polo náutico catarinense.