Baía de Cardiff se prepara para se transformar no estádio do Extreme Sailing Series

Por Excom - William Saab

 

A capital do País de Gales, Cardiff, se prepara para receber a quinta etapa do Extreme Sailing Series 2012. E não é apenas a cidade que está animada para o evento. Parados há sete sem competir, os competidores se preparam para a segunda metade da competição.

Cardiff02_hero

A frota já competiu no modelo de estádio em Muscat, Qingdao, Istambul e mais recentemente  no magnífico Rio Douro, em Porto, e, em todas elas um time tem dominado: The Wave, Muscat. Porém, como disse Leight McMillan, o capitão, está cada vez mais difícil segurar a vantagem, especialmente em relação a três outros times: o austríaco Red Bull Sailing Team, os compatriotas Oman Air e os franceses Group Edmond de Rothschild: “Acredito que encontraremos bastante dificuldade em Cardiff. Não há dúvidas de que os outros times farão de tudo para terminar a temporada com vitórias. Porém, estamos chegando com muita motivação e energia e esperamos converter isso em vitórias na presença de nossos amigos e familiares”, disse McMillan.

D4D_5610B_800

O integrantes da Groupe Edmond de Rothschild, que sofreu sério danos na embarcação na última etapa e prejudicou a classificação final da equipe, estão mais determinados do que nunca para conseguir a primeira vitória do dia.  Dois novos membros se juntam à tripulação: Christophe André, que competiu na categoria pela última vez em 2011 e traz a experiência de America´s Cup, enquanto Romain Motteau, que apesar de novato, conta com a experiência no Campeonato Mundial para se adaptar logo ao Extreme Sailing Series.

Andrew Walsh continuará na Direção da equipe britânica GAC Pindar pela segunda vez seguida, mas com alguns novos rostos na tripulação. Rick Peacock volta ao Extreme depois de estrear em 2011, enquanto a velejadora americana Anna Tunnicliffe, será responsável pela parte tática da equipe. Ela é conhecida por ser campeã Olímpica em 2008 e escolhida a velejadora do ano por duas vezes. “Estou muito animada para competir em Cardiff pela GAC Pindar. Quero aprender com os rapazes e colaborar com minhas habilidades. Acompanhei as etapas passadas e fiquei muito empolgada com o modelo estádio, que permite corridas bem rápidas”, comentou Tubbicliffe.

Os espectadores galêses e o público visitante deverão vir em peso para assistir ao Extreme, afinal, a baía de Cardiff foi transformada em uma pista de corridas incrível, com áreas de visualização de todos os lados. O primeiro-ministro de Gales, Carwyn Jones, destacou que está muito contente em saber que o apoio do Governo de Gales ajudou a trazer o Extreme Sailing Series para Cardiff. “Este é um evento esportivo internacional, o que coloca a capital galesa ao lado de cidades como Singapura, Istambul, Nice e Boston. Ao apoiar eventos como este, o Governo galês promove o País de Gales como um expoente da vela, gerando benefícios econômicos e atraindo mais visitantes ao nosso litoral”, explica Jones.

As nove equipes do Extreme vão correr a partir do dia 30 de agosto durante quatro dias, com o evento aberto ao público a partir do dia 31. O site oficial do Extreme vai disponibilizar vídeos do evento e irá preparar um blog interativo para os interessados.

Extreme Sailing Series 2012. Classificação final após 4 etapas:
Posição / Equipe / Pontos
1 The Wave, Muscat 39 pontos
2 Red Bull Sailing Team 33 pontos
3 Oman Air Team 31 pontos
4 Groupe Edmond de Rothschild 31 pontos
5 GAC Pindar 22 pontos
6 Alinghi 18 pontos
7 SAP Extreme Sailing Team 18 pontos
8 ZouLou 16 pontos