Quinta etapa do Extreme Sailing Series começa com prejuízo do time local

 

Por William Saab EXCom

As boas condições do vento na baía de Cardiff garantiram um dia de fortes competições para as nove equipes durante a abertura da quinta etapa do Extreme Sailing Series, no País de Gales. A austríaca Red Bull Sailing Team conseguiu aproveitar as marés bem altas, chegando a 25 nós, a chegou ao topo da classificação no final do primeiro dia. “Foi uma corrida dura, mas não perdemos o controle do barco. Foi apenas o primeiro dia. Vamos manter o foco pois ainda faltam três dias para garantir a vitória”, disse o capitão Roman Hagara.

ESSCardiff_166

O time local, capitaneado pelos novatos Dave Evans e Hannah Mills, sofreu um dano com um dos mastros que chegou a quebrar. A falha não feriu os componentes do barco, que esperam estar de volta às águas hoje.

Com o objetivo de minimizar os erros, as equipes Oman Air e GAC Pindar terminaram o dia em segundo e terceiro lugares, respectivamente. "Foi um dia duro, as corridas aconteceram rápido com um dos ventos mais fortes que tivemos, o que tornou o circuito emocionante", disse o capitão americano Morgan Larson. "Foram curvas apertadas, o clima estava tempestuoso, por isso estamos felizes por ter conseguido terminar o dia sem qualquer dano", destacou.

ESSCardiff_067

Foram oito corridas rápidas e apertadas, que mostraram às nove equipes do Extreme a importância de um bom começo para garantir a liderança. O The Wave Muscat queimou uma das largadas, porém a equipe está certa de fazer da quinta etapa uma vitória certa. “Nós tivemos muitos dias ruins e sempre nos recuperamos”. disse Leigh McMillan, capitão do equipe.

A frota juntou-se a uma série de estrelas do esporte que prestigiaram a etapa galesa. Ex-capitão inglês de criquete, Michael Vaughan se juntou a equipe de Andrew Walsh, a GAC Pindar, enquanto alguns dos talentos da vela da Grã-Bretanha, incluindo marinheiros da equipe Volvo, medalhistas olímpicos como Luke Patiente, Clark Saskia e Paul Goodison trocaram seus botes pelo Extreme.

O evento será aberto oficialmente para o público amanhã. São aguardados milhares de expectadores para ver as corridas no modelo estádio. Toda a ação será transmitida pelo site oficial da competição com comentários do especialista Richard Simmonds.

Extreme Sailing Series 2012 Quinta Etapa, Cardiff, País de Gales, Reino Unid, classificação após 1 dia – 8 corridas (30.8.12)
Posição / Equipe / Pontos

1.Red Bull Sailing Team (AUT), Roman Hagara, Hans Peter Steinacher, Matthew Adams, Pierre Le Clainche, Graeme Spencer 55 pontos
2. Oman Air (OMA), Morgan Larson, Will Howden, Charlie Ogletree, Andy Maloney, Nasser Al Mashari 50 pontos
3. GAC Pindar (GBR), Andrew Walsh, Anna Tunnicliffe, Mark Bulkeley, Adam Piggot, Richard Peacock 50 pontos
4. SAP Extreme Sailing Team (DEN), Jes Gram-Hansen, Rasmus Køstner, Pete Cumming, Mikkel Røssberg, Jonas Hviid 44 pontos
5. The Wave, Muscat (OMA), Leigh McMillan, Ed Smyth, Pete Greenhalgh, Bleddyn Mon, Hashim Al Rashdi 43 pontos
6. Alinghi (SUI), Ernesto Bertarelli, Jean-Christophe Mourniac, Pierre-Yves Jorand, Nils Frei, Yves Detrey 39 pontos
7. Groupe Edmond de Rothschild (FRA), Pierre Pennec, Arnaud Psarofaghis, Christophe André, Romain Petit, Romain Motteau 36 pontos
8. ZouLou (FRA), Erik Maris, Philip Mourniac, Jean-Sébastien Ponce, Patrick Aucour, Bruno Jeanjean 22 pontos
9. Team Wales, Dave Evans, Torvar Mirsky, Tudur Owen, Hannah Mills, Ed Powys 20 pontos