Corrida barco contra automóvel testa navegabilidade do Rio Tietê
Da Redação da www.nautica.com.br
Com informações da assessoria de imprensa do São Paulo Boat Show
Em 2011, automóvel venceu corrida com vantagem de oito minutos |
Pelo segundo ano consecutivo, o São Paulo Boat Show promove uma disputa das mais inusitadas na capital paulista. Amanhã, 18 de setembro, os organizadores do maior salão náutico indoor da América Latina vão colocar barcos no Rio Tietê competindo contra um automóvel na Marginal para ver quem chega primeiro. O projeto “Por uma cidade navegável” pretende mostrar que é possível utilizar alguns rios da região metropolitana como alternativa de transporte, desde que o processo de despoluição dos mesmos seja acelerado.
Na primeira edição, vitória para a poluição. Em pleno horário de pico, um Mercedes-Benz e três lanchas partiram às 7h06 do dia 10 de outubro da altura da Ponte dos Remédios. O veículo fechou o percurso de 12,5 quilômetros até a Ponte das Bandeiras oito minutos antes que o único dos três barcos que conseguiu driblar o lixo do Rio Tietê. A situação estava tão caótica, que dois dos três motores de popa de 300 hp de uma das lanchas deixaram de funcionar, envoltos em entulho. Os outros dois barcos tiveram que parar várias vezes para a retirada de sujeira dos hélices. O que chegou ao destino, conclui o trajeto em 1h09.
Pelos cálculos do diretor técnico da Grupo Um Editora, Marcio Dottori, o trajeto poderia ser feito em dez minutos, caso o Tietê estivesse em boas condições. Ano passado ele se assustou com o que viu: “Nunca havia navegado em meio a tanto lixo. Estou torcendo para que a situação tenha melhorado”.
“Um rio como o Tietê merece ser um belo cartão postal para a cidade. Não pode continuar sendo visto como um esgoto a céu aberto. Queremos contribuir para que os processos de recuperação sejam agilizados, reunindo forças com a sociedade, órgãos responsáveis, indústrias, etc. Afinal, a limpeza do rio depende de cada um de nós e não acontecerá sem a colaboração de todos”, comenta Ernani Paciornik, idealizador do São Paulo Boat Show e da ação ”Por uma cidade navegável”.
O Rio Sena, em Paris (França), e o Tâmisa, em Londres (Inglaterra), são dois modelos com os quais os organizadores da ação e todos os que sonham com a recuperação do Tietê se inspiram. Levou 40 anos, mas o Rio Sena voltou a receber embarcações para o transporte de cargas e turistas. Já a despoluição do inglês Tâmisa durou 120 anos, e também conseguiu recuperar várias funcionalidades. “Ambos projetos comprovam que a esperança de ver os rios brasileiros limpos não se trata de uma ilusão, mas uma meta a ser seguida com determinação e esforços conjuntos”, conclui Paciornik.
Acompanhe a programação:
Ação ”Por uma cidade navegável”
Data: 18 de setembro 2012
Horário da largada: 7h
Horário da chegada: prevista entre 7h30 e 8h
Local da Largada: Ponte das Bandeiras
Local da Chegada: Ponte dos Remédios/Cebolão (sentido Ayrton Senna para Castelo Branco.
Percurso: 12,5km
15º São Paulo Boat Show
Data: 28 de setembro a 3 de outubro de 2012
Local: Transamerica Expo Center (Rua Dr. Mário Villas Boas Rodrigues, 387, Bairro Santo Site: Amaro, bem próximo à Ponte Transamérica, às margens da Marginal Pinheiros)
Site: http://www.boatshow.com.br