Francês marca primeiro recorde de navegação em solitário em multicasco

Fonte: Almanáutica

O navegador solitário francês Thomas Coville, marcou o primeiro recorde de navegação em solitário em multicasco no Mediterrâneo, registando 1 dia1h36min36s de navegação entre Marselha (França) e Cartago (Tunísia) numa rota de 538 milhas percorridas, a bordo do maxi trimarã Sodebo (foto), com velocidade média de 20,98 nós e máximas de 27 nós.


Foram vinte e cinco horas de trajeto em condições meteorológicas ruins e com um problema no leme central. Thomas Coville já conta no seu currículo com a vitória na Volvo Ocean Race 2011-2012 a bordo do Groupama 4, além do recorde do Troféu Julio Verne, em 2010, como timoneiro do trimarã Groupama 3, além do recorde de travessia do Mediterrâneo com o mesmo barco e equipe em 2009. “O Mediterrâneo é sempre mais difícil do que esperamos. As teorias de rota indicavam entre 20 a 22 horas e eu completei a travessia em 25 horas, mas o percurso é sempre cheio de armadilhas. Era importante o timing de partida de Marselha, para aproveitar o vento Mistral antes que o mar ficasse impraticável”, comentou o velejador.

O mais importante nessa travessia é evitar um capotamento com o vento em popa, já que durante a noite, o vento chega a atingir 35 a 40 nós…