SPH dá início à dragagem no Canal São Gonçalo
Fonte: SPH
A Superintendência de Portos e Hidrovias (SPH) começou a dragagem de desassoreamento de dois trechos do Canal São Gonçalo, que dá acesso ao Porto de Pelotas. A informação é do secretário de Infraestrutura e Logística do RS, Beto Albuquerque. A operação que tem prazo de até 120 dias para ser concluída, acontece nos trechos denominados Canal da Foz e Canal do Araçá.
A dragagem teve início na terça-feira (18), mas precisou ser suspensa em razão da forte chuva e das rajadas de vento. O trabalho só foi retomado na quinta-feira (20). Trata-se de um trecho de 4.343 metros de extensão. A previsão é que o trabalho seja concluído em até três meses.
De acordo com o secretário, a qualificação do São Gonçalo para a navegação começou quando a SPH intensificou os investimentos na sinalização náutica e balizamento do canal, no início do semestre. Ele explicou que foram instaladas 17 boias novas em toda extensão do canal, compreendido em 11,6 quilômetros e que tem calado médio de 17 pés (5,18 metros).
Todo este trabalho vem sendo realizado em parceria com uma equipe de técnicos do Porto de Pelotas, e outra do Porto de Porto Alegre, que integram o quadro da SPH.
De acordo com o superintendente de Portos e Hidrovias, Pedro Obelar, o Canal São Gonçalo movimenta, em média mais de 300 mil toneladas de carga por ano. Entre os produtos transportados pelo canal através de barcaças e navios de médio porte, estão matéria-prima para fertilizantes, como uréia, cloreto de potássio e sulfato de amônia e matéria base para a produção de cimento, como clinquer e pó de brita. "Nosso trabalho é manter os canais de navegação com segurança. Neste caso, a dragagem de desassoreamento e a sinalização, são fundamentais", afirmou.
O levantamento batimétrico que identificou os pontos com assoreamento foi feito pela Divisão de Estudos e Projetos (DEP/SPH) e coordenado pelo Engenheiro Álvaro Francisco de Mello e a fiscalização da dragagem está sendo realizada pelo engenheiro Reinaldo Gambin (DOF/SPH).
Fotos: Edson Machry - DOF/SPH