De volta à Laser, Scheidt lidera o Campeonato Italiano

Fonte: Local Comunicação

Em sua primeira competição no retorno à classe Laser, onde se projetou mundialmente, Robert Scheidt voltou a vencer. O velejador foi o primeiro nas duas regatas deste sábado (22) do Campeonato Italiano de Classes Olímpicas, o CICO, disputado em Scarlino. Com dois pontos perdidos, Scheidt lidera a competição.

170901_267796_img_6477


O CICO reúne 105 barcos no Golfo di Follonica, divididos em duas flotilhas. Com ventos de 15 nós, Scheidt conseguiu imprimir uma boa velocidade ao barco para vencer as duas regatas da sua flotilha. Os italianos Alessio Spadoni e Marco Gallo, que se revezaram no primeiro lugar nas disputas da outra flotilha, são respectivamente segundo e terceiro na classificação geral, ambos com 3 pontos perdidos.

"Mesmo sem estar ainda com o condicionamento físico ideal, consegui bastante velocidade nas disputas deste sábado. Acabei sentindo um pouco o cansaço, por estar velejando sozinho, mas foi um resultado bacana", ressaltou Scheiidt, que vinha treinando há pouco mais de um mês, na Itália. Em Scarlino, o brasileiro enfrenta adversários em sua maioria mais jovens e mais bem adaptados ao barco.

Scheidt voltou à antiga classe após a Olimpíada de Londres/2012, onde conquistou a medalha de bronze ao lado de Bruno Prada, encerrando um ciclo vitorioso na Star, que deve ficar de fora dos Jogos do Rio de Janeiro/2016. Na Laser, o brasileiro já tem entre seus títulos nove mundiais, dois ouros e uma prata olímpica e dois ouros e duas pratas pan-americanas. A readaptação à classe exigirá bastante físico do velejador, já que o barco depende mais de escora (quando o atleta usa o corpo para contrapor o peso do vento na vela).

O Campeonato Italiano segue até dia 25. Outras duas regatas estão programadas para este domingo (23) no Golfo di Follonica, em Scarlino. A competição também pode ser acompanhada pelo site www.regatedelgolfo.it

Classificação após duas regatas

1. Robert Scheidt - 2 pontos perdidos (1+1)
2. Alessio Spadoni (ITA) - 3 pp (2+1)
3. Marco Gallo (ITA) - 3 pp (1+2)
4. Francesco Marrai (ITA) - 4 pp (2+2)
5. Enrico Strazzera (ITA) - 6 pp (3+3)
5. Giacomo Bottoli (ITA) - 6 pp (3+3)

Star ainda pode voltar

Apesar de estar oficialmente fora do programa olímpico do Rio 2016, ainda existe uma chance remota de que a classe Star volte. O veredito final será dado em novembro na Irlanda, quando será realizada a reunião anual da Federação Internacional de Vela (Isaf). Caso isto aconteça, Robert e Bruno retomarão a dupla.