Martine Grael e Isabel Swan anunciam fim da parceria na classe 470
Fonte: Mar Aberto
As velejadoras Martine Grael e Isabel Swan decidiram encerrar a parceria na classe 470. Juntas desde 2009, as niteroienses vão seguir caminhos diferentes na preparação para os Jogos Olímpicos do Rio, em 2016. Isabel Swan, medalha de bronze nas Olimpíadas de Pequim, segue na classe 470, enquanto Martine Grael vai passar a competir na Skiff FX, nova modalidade olímpica.
O fim da dupla foi decidido em comum acordo acreditando que era o melhor caminho a seguir e que o trabalhado realizado durante o tempo em que ficaram juntas foi o melhor possível.
- A parceria com a Martine rendeu ótimos resultados, mas devido a escolha dela pela classe FX e meu interesse em continuar na classe 470, por conta da minha experiência e biótipo ideal para a classe, sentimos necessidade de separar a dupla. Espero que a Martine também obtenha bons resultados na FX, porque, principalmente depois da nossa parceria, crescemos muito como velejadoras - disse Isabel Swan.
- Nós duas aprendemos muita coisa nesse tempo juntas. Fizemos uma campanha num ritmo muito forte e agora, mesmo com a separação, vamos continuar trilhando nossos caminhos com nossas respectivas parceiras e com a mesma intensidade de antes. E que venha tudo de melhor para 2016 - contou Martine Grael.
A dupla Grael /Swan conquistou excelentes resultados para o Brasil, como a classificação do país para disputa das Olimpíadas de Londres na classe 470. Por duas vezes estiveram entre as 10 melhores duplas do mundo em campeonatos Mundiais e no ranking da Isaaf. Em 2011, a dupla foi medalha de bronze na tradicional Delta Lloyd Regatta, na Holanda, e também na Universíade, na China. Em 2012, participaram da Skandia Sail for Gold Regatta, na raia olímpica de Weymouth, na Inglaterra, e terminaram em quarto lugar.