Vento rápido e gelado marca início da decisão da 3ª etapa da Suzuki Jimny

Fonte: ZDL

As primeiras regatas da decisão da terceira etapa da Copa Suzuki Jimny de Vela Oceânica testaram habilidade, entrosamento e os equipamentos das tripulações nas classes HPE, C30, ORC e RGS. Os termômetros na tarde deste sábado (29), em Ilhabela, registraram 24 graus, mas o vento gelado e rápido (rajadas de até 50 km/h) deu um tom mais emocionante à disputa no Yacht Club de Ilhabela (YCI). A organização aproveitou a situação para fazer o maior número de provas possível: foram duas para as categorias que precisam de fórmula para calcular o ganhador e a one-design C30. Para os HPE, mais leves e ágeis, foram três regatas. E quem se deu bem foi o Ginga (Breno Chvaicer), que assumiu a ponta com o desempenho quase perfeito com duas vitórias e um segundo. Com a entrada do descarte, a equipe soma apenas seis pontos perdidos contra 16 do SER Glass Eternity, de Bruno Prada.



Para ser campeão, o barco do medalhista olímpico precisa repetir neste domingo (30) o que os adversários fizeram e tentar solucionar um problema no veleiro. Durante a segunda regata do dia, quando tentavam assumir a liderança, a vela balão, aquela usada no vento a favor, rasgou e dificultou a vida dos tripulantes.

"Vamos corrigir os problemas e torcer para a veleria arrumar a vela balão. No domingo, a ideia é correr perto do Ginga e monitorar o Bixiga, que está em terceiro. O Ginga foi bem nessa etapa, principalmente pelo entrosamento deles, e fica difícil retomar a liderança com 10 pontos contra. Mesmo assim vamos para a briga", revelou Duda Molina, integrante do SER Glass. "Nosso barco é rápido, mas ainda pecamos nas manobras".



Na classe HPE, o Bixiga (Pino Di Segni) tem 21 pontos e está em terceiro. O barco é seguido pelo Jimny TakeAshaur (Cássio Ashauer) com 25. As regatas deste domingo devem ser disputadas com média de 14 nós de ventos e temperatura na casa dos 23 graus. Entre os one-design C30,ou seja, veleiros iguais e quem cruza na frente é o vencedor, a liderança da terceira etapa é do TNT Energy Drink / Loyal (Marcelo Massa), que ganhou as duas provas do dia. Em segundo está o Barracuda (Humberto Diniz), três pontos atrás.

ORC e RGS - Entre os barcos de rating, na ORC, o Orson/Mapfre, de Carlos Eduardo Souza e Silva, venceu as duas regatas do dia, beneficiado pelas ausências do Touché tomgape e do Tembó Guaçu, e é o novo líder, com oito pontos perdidos.

O Maria Preta (José Alberto Barreti) tem 100% de aproveitamento em quatro regatas e se aproxima da vitória da etapa na classe RGS A. Jazz (Valeria Ravani) e Fram (Felipe Aidar) precisam de uma combinação perfeita de resultados para virar o placar.

A categoria mais equilibrada é a RGS B. Três veleiros estão quase iguais após quatro regatas em Ilhabela. Anequim (Paulo Fernando de Moura) e Nomad (Mauro Dottori) dividem a ponta com sete pontos perdidos e o Asbar II (Sérgio Klepacz) vem logo atrás com 10. "Nós estamos muito felizes. Nosso time é experiente, mas o barco não tem tanta velocidade. Ainda bem que tem o rating, que mostra a qualidade das tripulações. O legal de velejar no Anequim é que não tem briga e todos são amigos. No domingo, vamos entrar na raia para vencer a terceira etapa, apesar da qualidade dos adversários Nomad e Asbar II", disse Paulo Fernando de Moura, líder do Anequim.

Na C, Ariel (Luis Pimenta) saiu de terceiro para primeiro, somando apenas três pontos perdidos neste sábado. O Rainha/Mix Saúde (Leonardo Pacheco) caiu para terceiro, deixando o Conquest (Marco Hidalgo) em segundo. Os três podem ser campeões no domingo. Na Cruiser, barcos com características de cruzeiro, o Hélios/Sírio Libanês (Marcos Lobo) venceu as duas do dia e segue na ponta.

A Copa Suzuki Jimny / XII Circuito Ilhabela de Vela Oceânica tem organização do Yacht Club de Ilhabela, com patrocínio máster da Suzuki Veículos e co-patrocíno da SER Glass. Os apoiadores são a Prefeitura Municipal de Ilhabela, Brancante Seguros, Ancoradouro e Delegacia da Capitania dos Portos em São Sebastião.

Atenção: mais informações no site www.yci.com.br