Irlanda recupera último navio da White Star

Fonte: Almanáutica

O “SS Nomadic”, o único navio sobrevivente da frota da White Star – que incluiu o famoso e malfadado Titanic – retornou ao seu porto original em Belfast, em julho deste ano. Depois de uma longa campanha para salvar o navio de ser desmanchado, a Irlanda do Norte comprou-o por £ 171.320 (aproximadamente 560 mil reais) em um leilão realizado em Paris. A condição de abandono impediu de fazer o retorno histórico sobre seu próprio casco. Ao invés disso, uma barcaça rebocou de volta o navio para sua “casa”.


Agora, um projeto de restauração já iniciado começa a trazer de volta Nomadic à sua glória original, a um custo estimado de mais de 7 milhões de libras. O barco 67m (220 pés), foi construído pela Harland & Wolff, em Belfast, e lançado em 1911 como um navio de luxo para transportar passageiros da 1 ª e 2 ª classes para os gigantes de linha da White Star, como o Olympic e o Titanic.

Ao longo de vário anos, transportou pessoas como John Jacob Astor, Margaret (Molly) Brown, Charlie Chaplin, Elizabeth Taylor e Richard Burton – para citar apenas alguns exemplos – para navios famosos como Oceanic, Caronia e Rainha Elizabeth.Depois serviu ao Governo britânico com tropas durante a Primeira Guerra Mundial e fez uma fuga heróica após a queda da França na Segunda Guerra Mundial, levando centenas de tropas francesas para a liberdade.

No início de 1970, foi aposentado e tornou-se um restaurante flutuante no Rio Sena, em Paris, em frente à Torre Eiffel. Passando por uma crise financeira, foi apreendido pelas autoridades francesas e colocado à venda como sucata.

Você pode ver fotos atuais e antigas e saber como anda a restauração no site da sociedade responsável pelo trabalho em http://www.nomadicpreservationsociety.co.uk