Mudanças na America's Cup causam desconforto entre as equipes
Fonte: Murilo Novaes
Diferente do que foi anunciado inicialmente, a organização da America´s Cup não irá mais exigir que as equipes fiquem baseadas nos píeres 30 e 32 em São Francisco, uma vez que não irão mais investir em melhoras no local, como havia sido anunciado nos últimos 18 meses. A notícia não teve uma boa repercussão entre os velejadores. Dean Barker, skipper do Emirates Team New Zealand, disse em seu blog:
“Estou sentado aqui, completamente em choque. Estamos a quase seis meses de mudar a nossa base para São Francisco onde nos falaram que haveria uma área totalmente funcional, com espaço para as equipes e total acesso para o público ver as equipes se preparando e colocando seus barcos na água. Agora será um espaço em branco, com absolutamente nada. Nós não calculamos gastar com isto e ser avisado disto agora é inacreditável.
Preciso dizer que estamos bem longe daquela visão que nos foi apresentada em setembro de 2010. O Lary Ellison fez muito por esta Copa, colocando o seu dinheiro para fazer da America´s Cup um grande evento. No entanto acredito por conta de decisões feitas durante o caminho por várias pessoas, agora somos apenas três equipes desafiantes e agora com nenhuma base com estrutura para trabalhar. Isto está bem longe do sucesso de Valência em 2007.
Os catamarãs são ótimos, mas os AC72 são muito caros. Não só o design e a construção são extremos, como é necessário um verdadeiro exército para tirar e colocar o barco na água e para cuidar de sua manutenção.
Não há dúvidas que as regatas de AC72 ano que vem serão espetaculares, mas o resto do show está parecendo bem abaixo das expectativas.”