“The Race Nord Stream”: o evento que navega em baixa temperatura
Fonte: Revista Náutica Online
Reunindo mais de 15 países europeus, o Yacht Club de São Petersburgo, na Rússia, anunciou a criação de uma competição náutica de aproximadamente 1400 km. No dia 18 de outubro, quinta-feira, aconteceu a primeira corrida que atravessa as águas da Rússia, Finlândia, Suécia e Alemanha.
Com o patrocínio da Gazprom, o Clube de São Petersburgo deu o nome “The Race Nord Stream” ao evento com a finalidade de destacar o elevado nível de complexidade e desafio técnico da corrida de longa distância.
A equipe do veleiro Swan 60 Team Russia, patrocinada pela empresa de energia Gazprom, venceu a primeira etapa da nova regata no mar Báltico - Nord Stream Race - chegando em primeiro lugar em Helsinque, Finlândia, depois de uma rota de mais de 200 milhas desde São Petersburgo. Ventos de quase 30 nós e vagas de mais de dois metros marcaram o percurso no mar Báltico - onde está o gasoduto Nord Stream. No próximo Domingo, os cinco veleiros Swan 60 partem em direção a Gotland, na Suécia. O evento apresenta dois troféus criados especialmente pela célebre casa joalheira inglesa Asprey, e um prêmio de 100.000 Euros para o vencedor.