Relaxa-Next-Caixa é o campeão Paulista de HPE

Fonte: Sobre as Águas

Disputas acirradas na raia marcam as três últimas regatas do Campeonato Paulista, realizadas sábado, na Baia de Santos. Com ventos rondando os 12 nós, os três veleiros que já disputavam a liderança acabaram confirmando seus resultados. Com mais uma vitória na penúltima regata e descarte do pior resultado, o Relaxa- Next-Caixa, timoneado pelo carioca Maurício Santa Cruz, o Santinha, somou 14 pontos perdidos e garantiu o título Paulista 2012. Com apenas um ponto de diferença, o veleiro Avantto-Cauê, de Dario Galvão, ficou em segundo lugar no Paulista, seguido do Ginga, com 17 pontos perdidos.


O veleiro de Dario Galvão foi o campeão do primeiro Troféu Eduardo Souza Ramos, iniciativa do Iate Clube de Santos ao grande velejador e incentivador da vela brasileira. “É uma satisfação gigante receber essa homenagem”, declarou Souza Ramos, sócio do clube desde 1973, quando competia na classe Snipe.

De volta à sede do Guarujá do Iate Clube de Santos, que pela primeira vez foi palco do Paulista de HPE25, Souza Ramos contou algumas de suas centenas de histórias vividas no iatismo. “A primeira regata de Oceano que disputei foi a Lage de Santos. Naquele tempo, os barcos balançavam demais e passei muito mal”, recordou ele, que ao longo dos seus mais de 40 anos dedicados à vela, passou a ser um dosmaiores vencedores e incentivadores da classe Oceano.

Com a vitória na regata válida pelo Troféu Eduardo Souza Ramos, Avantto-Cauê foi o primeiro veleiro a ter seu nome inscrito no troféu de bronze desenvolvido pela designer Francisca Junqueira. O vendedor levou para a casa uma miniatura. O originalficará na sede do Iate Clube, que gravará os nomes de todos os veleiros vencedores das competições de HPE25 que o clube passa a realizar a partir deste evento. “Estamos retornando com tudo o apoio à vela de Oceano”, disse Odoardo Lantieri, diretor  de vela e meio ambiente do clube. Segundo ele, o Brasileiro da classe em 2013 será realizado na sede Guarujá. “Resta apenas definirmos a data.”

O Iate Clube de Santos ainda contou com dois veleiros na raia. O ICS-Corum comando por Rafael Gaglioti e o ICS-Corum tripulado exclusivamente por mulheres, entre elas a olímpica Adriana Kostiw. O resultado na raia não foi dos mais animadores. Rafael assegurou o quinto lugar na classificação geral. Já as mulheres ficaram em sétimo. Resultado também não tão ruim assim, na opinião de muitos velejadores da classe. Afinal, a HPE25, classe de veleiros idênticos, é extremamente competitiva. “Na minha opinião é uma das melhores classes para se velejar hoje no Brasil. Além de reunir muitos campeões (mundiais e olímpicos) de diversas classes, leva a disputa de um título até praticamente a última regata sempre”, avalia André Ubinha, tripulante do Avantto-Cauê.

Idealizado por Eduardo Souza Ramos e Felipe Furquim, um dos seus maiores incentivadores, o HPE25 é um veleiro 100% nacional. Sua atual flotilha já reúne mais de 50 embarcações, segundo informações de Raquel Ramos, uma das representantes doestaleiro Zonda Boats, que fabrica os veleiros HPE em Indaiatuba, interior de São Paulo.

Classificação final do Paulista de HPE25:

1)    Relaxa-Next-Caixa – 14 pontos perdidos (1/2/1/5/1/4, mais descarte do pior resultado)

2)    Avantto-Cauê – 15 (3/1/3/4/1/3)

3)    Ginga – 17 (2/4/2/4/4/1)

4)    Atrevido – 19 (5/3/1/5/3/2)

5)    ICS-Corum masculino – 23 (4/4/6/2/5/2)

6)    Repeteco – 31 (7/2/7/6/6/3)

7)    ICS-Corum – 32 (6/5/5/3/7/6)

8)    Zoom – 46 (8/8/6/8/8/8)