Azimut Benetti anuncia que seus barcos serão fabricados somente na Itália e no Brasil

Fonte: Revista Náutica Online

O grupo Azimut Benetti anunciou que vai fechar sua unidade de produção em Gropparello, na província Piancenza, e que vai voltar a produzir somente na Itália os modelos Azimut 40, Azimut 40S e Magellano, atualmente fabricados na Turquia.

O Azimut Benetti afirma que a medida foi tomada para aumentar a eficiência do grupo e para "defender a identidade de iates 'Made in Italy'". Em comunicado, o estaleiro, declara que "reforçar as raízes do grupo na terra onde seu produto é concebido, projetado e construído", expressa preocupação particular sobre a deserção de negócios italiano.
O encerramento da instalação de Gropparello terá impacto de cerca de 180 pessoas, o diretor de marketing Francesco Ansalone disse IBI.

 

 

"Queremos fortalecer nossa presença na Itália", acrescentou Paolo Casani, diretor executivo da Azimut Yachts e Atlantis, "porque estamos convencidos de que este é o caminho para o sucesso, mas ao mesmo tempo temos de escolher os locais mais eficientes para a produção. Nossa política industrial irá demonstrar que a indústria de iates italiano pode ser um líder mundial incomparável novamente. Mas todas as partes interessadas devem aceitar a sua quota de responsabilidade. Nós começamos o processo e temos certeza de que todos vão fazer uma contribuição responsável, incluindo os sindicatos, para completar a mudança o mais rápido possível. Estamos também a certeza de que as instalações altamente qualificados e trabalhadores qualificados presentes em muitas partes do país será de uso na criação de nossa nova estrutura produtiva para iates de 30 pés para 80 pés, 90 pés com a máxima eficiência. Esta é a lógica por trás do encerramento da instalação em Gropparello, que não pode mais manter a competitividade suficiente no mercado mundial, e as investigações de diligência que estamos realizando em todas as nossas instalações produtivas. A marca Atlantis é uma prioridade para o investimento e desempenha um papel fundamental na Azimut".

Segundo um dos membros da Azimut do Brasil, Ansalone, mesmo com a estratégia 'Made in Italy' o Brasil continuará produzindo os barcos, a fábrica brasileira será a única fora da Itália. Segundo ele, a fabricação no Brasil foi necessária em função da alta taxa de impostos de importação que quase dobra o preço de um barco para o usuário final. "Barcos produzidos no Brasil são apenas para o mercado local", acrescentou, dizendo que os papéis de gerenciamento da Azimut do Brasil foram ocupados por italianos e que componentes utilizados na construção foram importados da Itália, mantendo a qualidade ‘Made in Italy’ no produto final.