Ivan Pimentel e Alexandre Muto vencem o Carioca de Snipe
Fonte: Mar Aberto
O Iate Clube Santa Catarina - Veleiros da Ilha, promoveu neste feriadão de Proclamação da República o 1º Campeonato Brasileiro Fórmula Experience One Design, e o atleta do Iate Clube do Espírito Santo (ICES), Leonardo Venturini Filho, 17 anos, sagrou-se o mais novo campeão nacional de Windsurf.
O título não era esperado por Venturini, que treinou desde o início de 2012 para o Mundial disputado na Itália, embora tenha sofrido uma contratura muscular nas costas que o atrapalhou. O capixaba teve um duplo motivo para festejar o título na raia de Jurerê: o aniversário, comemorado às vésperas do campeonato (14/11), e a aprovação no vestibular para Engenharia Mecânica. O segundo lugar ficou com Marcelo Morrone, talvez o principal idealizador da Fórmula Experience One Design.
Na categoria Sport, Carlos Guilherme Pereira, do Camboriú Wind, foi o campeão, seguido por Lucas Albuquerque Santos e Marcelo Rodrigues Alho, ambos do Clube Katanka, do Distrito Federal. Alexandre Paula Davi Neves, atleta da categoria Open e vice-diretor de vela de monotipo do Iate Clube, ficou satisfeito com a realização do evento:
- No início alguns atletas estavam angustiados com a falta de vento, mas conseguimos fechar com chave de ouro - disse Neves.
A Fórmula Experience One Design teve em Santa Catarina seu primeiro campeonato brasileiro, dividido em duas categorias: Open e Sport. Participaram 21 atletas de quatro estados, além do Distrito Federal (Santa Catarina, São Paulo, Bahia e Espírito Santo). Com a previsão de pouco vento, confirmada ainda antes do início da competição, alguns atletas desistiram da inscrição e o número de participantes foi um pouco menor do esperado (30 velejadores).
As regatas estavam marcadas para todos os dias, mas só aconteceram no sábado (17), com vento leste fraco, de 8 nós, aproximadamente, quando ocorreu apenas uma corrida. Já no domingo (18), o experiente juiz internacional de regatas Ricardo Navarro, esperou o tempo certo, quando o vento nordeste entrou com mais força, em torno de 12 nós, com rajadas que chegavam a 20 nós, para iniciar as regatas do dia. Desta forma foram realizadas mais três provas, que empolgaram os competidores. O 1º Campeonato Brasileiro de Fórmula Experience One Design foi uma realização do Iate Clube de Santa Catarina – Veleiros da Ilha, em parceria com o Comitê Gestor da Classe de Windsurf.
Confira a classificação final:
Open
1º Leonardo Venturini Filho (ES) 8pp
2º Marcelo Morrone (DF) 9pp
3º Gabriel Bastos Pereira (ES) 14pp
4º Rafael Cunha (SC) 15pp
5º Fernando Bocciarelli (SP) 23pp
Sport
1º Carlos Guilherme Pereira (SC) 3pp
2º Lucas Albuquerque Santos (DF) 5pp
3º Marcelo Rodrigues Alho (DF) 9pp
4º Lariano da Fonseca (DF) 14pp
5º Fabricio Garzon (DF) 24pp