Saiba o que a lei manda ter a bordo e os exageros mais frequentes

Fonte: Revista Náutica Online

Dependendo do tipo de barco as exigências mudam, mas o bom senso recomenda, que se tenha uma âncora com, pelo menos, 20 metros de cabo, um apito ou buzina para fazer barulho quando preciso e uma lanterna para o escurecer.


A boia salva-vidas é outro equipamento necessário, e que tenha um cabo preso a ela, além da bomba de porão, com uma manual de reserva. Fogo é mais comum do que naufrágio, por isso sempre leve o extintor de incêndio, um kit de primeiros socorros, GPS, celular e uma bússola se tudo falhar. Geralmente muitas coisas estão a bordo sem a menor necessidade, o que acaba atrapalhando e diminuindo o desempenho do barco. Não leve muitas panelas, bastam duas ou três, outra dica é não carregar vários calçados, você só precisa de um.

Estante com livros também atrapalham, leve só o que está lendo, e só transporte peças de roupas que dê para trocar. Outro objeto desnecessário é a capa do barco, por acaso pretende cobri-lo durante o passeio? Um barco sempre necessita de manutenção e troca de peças, só não se esqueça de retirá-las de dentro do barco. Não exagere levando muitos cabos, um extra quase sempre basta.