Protestos agitam o mundo da America´s Cup antes das disputas na água
Fonte: Murillo Novaes
Os juízes da America´s Cup andam bastante ocupados antes mesmo dos barcos começarem a disputar as regatas. Dois protestos estão em andamento: o primeiro reclama da presença de um bote americano muito próximo da área de treinamento italiana, enquanto o segundo trata da mudança de local de competição sem a aprovação dos velejadores.
Segundo o protocolo da competição, equipes não autorizadas não podem permanecer a menos de 200 metros da área de treinamento das outras equipes. Os italianos reclamam que um representante da Oracle Racing estava em Auckland, na Nova Zelândia, com seu bote próximo dos barcos do ETNZ e Luna Rossa durante uma sessão de treinos. Ele teria captado imagens, o que é considerado ilegal.
O outro problema é com a organização, que tirou a cidade de Veneza do calendário da America´s Cup World Series e colocou uma cidade americana na competição, sem consultar as equipes inscritas. De acordo com o protocolo as equipes que irão disputar a America´s Cup devem disputar a ACWS obrigatoriamente e a mudança de locais atrapalharia os planos destas equipes. Os resultados ainda não foram divulgados.