Luz certa deixa o barco mais claro e bonito

Fonte: Revista Náutica

Se você é daqueles que nunca prestaram atenção à iluminação interna do seu barco e acha que lâmpadas são todas iguais, saiba que está perdendo uma ótima chance de fazer uma grande mudança no visual da cabine, apenas mexendo nas suas luminárias. Além disso, usando as luzes certas, pode economizar energia. E mais: os interiores dos barcos tendem a ter cores neutras e sem vida. Uma boa iluminação pode acabar com esta monotonia e valorizar o ambiente. Você não tem a menor ideia de como fazer isso? Então, veja aqui algumas dicas da decoradora especializada Christina Norris.


Cada canto uma luz





Luminárias de serviço – São colocadas na cozinha, banheiros e compartimento dos motores. As melhores usam lâmpadas fluorescentes.





Luminárias de segurança – São usadas no convés, a uns 20 centímetros do piso, e nas escadas, com luz fraca e voltada para baixo. Leds vermelhos ou azuis são perfeitos.






Luminárias de navegação – Vão na cabine ou ponte de comando, sempre com luz vermelha ou azul, cores que não atrapalham a visão nas navegações noturnas.Os leds de duas cores (branca e vermelha ou branca e azul) são perfeitos!







Luminárias da mesa de navegação – Devem ter haste flexível e ser instaladas na parede,a cerca de 20 centímetros da mesa, para não encostar no tampo.Requerem luz fraca,que pode ser de led, que não esquenta e pode ter mais de uma cor.






Luminárias de trabalho – São um reforço para as luzes de serviço, porém mais direcionadas e usadas sobre bancadas e pias.Pode-se usar lâmpadas halógenas, mas distantes das pessoas, porque esquentam muito.






Luminárias de decoração – Usam luz indireta, em abajures e luzes de corda no teto, em salas ou suítes. O toque final é dado por spots, para realçar quadros e tampos de mesa.