Volvo Ocean Race terá duas paradas no país
Recife, capital do estado de Pernambuco, fará sua estreia como cidade-sede da próxima edição da Volvo Ocean Race. A terra do frevo será a primeira parada da edição 2014-15 da Volta ao Mundo e terá também um barco para a disputa. Os veleiros, chamados Volvo 65, partem de Alicante, na Espanha, no segundo semestre do ano que vem, para uma aventura pelos mares do mundo. A maior regata do planeta desembarca no Nordeste do Brasil em um ano especial, que terá a Copa do Mundo de futebol.
A festa será ainda maior para o Recife, que acaba de anunciar uma equipe para a 12ª edição da Volvo Ocean Race. Será o segundo barco brasileiro na história do evento. Os detalhes sobre a tripulação, incluindo o comandante do barco, serão anunciados nos próximos dias. Além do time pernambucano, uma equipe só de mulheres conhecida como SCA está confirmada.
"O anúncio da nova equipe de Pernambuco e Recife na Vota ao Mundo é fantástico para a regata", disse o CEO da Volvo Ocean Race Knut Frostad. "Estou muito feliz de ver a regata fortalecer ainda mais os nossos laços com o Brasil, Recife e Pernambuco”.
Knut Frostad completou: "A parada de Recife no final da primeira etapa é muito positiva, gerando atenção de todos os envolvidos, principalmente dos fãs brasileiros, que terão um barco para torcer na disputa e um porto em uma cidade grande”.
A primeira etapa da Volvo Ocean Race de Alicante até Recife, capital do estado de Pernambuco, será realizada em um dos maiores momentos da história do esporte brasileiro e do Nordeste, que sediará também, meses antes da stopover do Recife, a Copa do Mundo de futebol de 2014. Recife é uma das cidades-sede da competição e terá cinco jogos na Arena Pernambuco. A parada nordestina da Volvo Ocean Race está marcada para o final de outubro. As datas de todas as paradas serão confirmadas em fevereiro deste ano.
“A chegada da Volvo Ocean Race coroa o ano de 2014 para Recife, que poderá ser considerada a capital do esporte mundial", disse o Diretor de Operações da Volvo Ocean Race, Tom Touber, que fez o anunciou oficial da stopover do Recife nesta quinta-feira (17).
"O Brasil é a bola da vez do cenário esportivo mundial nos próximos anos com a Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas do Rio de Janeiro, em 2016. Será uma verdadeira emoção levar a regata para um País com tanta paixão pelo esporte".
Recife, uma cidade com mais de cinco milhões de habitantes, é agraciada pelo sol o ano inteiro. As praias atraem turistas de todos os lugares e a Boa Viagem é um de seus cartões-postais. O Comitê Organizador do Recife foi um dos mais de 80 portos de todo mundo que manifestaram interesse em sediar a regata. O processo de licitação e eleição das cidades anfitriãs foi lançado em 2012 e o acordo foi oficialmente selado na última quinta-feira (17). A capital pernambucana também está confirmada para a edição 2017-18.
O Brasil terá uma equipe na Volvo Ocean Race pela segunda vez. Os primeiros a enfrentar os mares do mundo foram os tripulantes do Brasil 1, comandados por Torben Grael, na edição 2005-06. Knut Frostad, agora CEO da Volvo Ocean Race, fez parte do time verde-amarelo na Volta ao Mundo.
A campanha brasileira foi um grande sucesso em todo o mundo e gerou interesse de mídia. Torben Grael foi mais além e, na edição 2008-09, se tornou campeão da Volvo Ocean Race como comandante do Ericsson 4, da Suécia.
O País do futebol e da vela participa da Volvo Ocean Race desde a primeira edição, ocorrida na temporada 1973-74. O evento, na época conhecido como Whitbread Round the World Race, teve o Rio de Janeiro como uma das paradas. A regata parou novamente na Cidade Maravilhosa em 1977-78. Depois de 20 anos fora do circuito, o País voltou ao cenário em 1997-98, quando os maiores velejadores do planeta passaram por São Sebastião, em São Paulo.
Nas edições de 2001-02, 2005-06 e 2008-09, a Volvo Ocean Race voltou para o Rio de Janeiro e, na última temporada, em 2011-12, a cidade catarinense de Itajaí deu um show de organização ao receber os veleiros vindos de Auckland, na Nova Zelândia.
As outras cidades-sede da Volvo Ocean Race 2014-15 serão conhecidas nas próximas semanas. O programa completo, com escalas, datas e distâncias percorridas, será anunciado apenas em fevereiro. A Volvo Ocean Race é conhecida como um dos três maiores eventos de vela do planeta, juntamente com os Jogos Olímpicos e a America’s Cup. Vale destacar que nenhum velejador conseguiu fechar a tríplice coroa, sendo medalha de ouro nos três campeonatos.