Brasileiras da 470 sobem para o segundo lugar no Troféu Princesa Sofia
Por Antonio Alonso Blog das Águas
Campeãs da etapa de Miami da Copa do Mundo de Vela e integrantes da Equipe Brasileira de Vela, as gaúchas Fernanda Oliveira e Ana Barbachan estão mais uma vez na luta por um título internacional. O desafio do momento é o tradicional Trofeo Princesa Sofia, terceira etapa da Copa do Mundo de Vela, que está sendo disputado em Palma de Mallorca, na Espanha, e reúne competidores de 53 países. Até o momento, a dupla participou de seis regatas, vencendo duas provas e somando 15 pontos perdidos. O desempenho coloca as atletas gaúchas na segunda colocação da classe 470 feminina, atrás apenas das britânicas Sophie Weguelin e Eilidh Mcintyre, que têm apenas pontos perdidos. Iniciada no último sábado (30) e com regatas disputadas desde segunda-feira (1), a competição segue até o próximo sábado (6).
Fernanda e Ana se mantêm entre as 10 primeiras na 470
Bimba, da RS:X, é outro brasileiro que está velejando muito bem em águas espanholas. Ele venceu uma das regatas de hoje e está em quaro lugar na classificação geral, apenas um ponto a menos que os terceiros colocados. Na classe 49er, a dupla André "Bochecha" Fonseca e Francisco Andrade venceram uma das sete provas disputadas até o momento e lutam para entrar na zona da medal race, regata final que reúne apenas os dez melhores colocados de cada classe e tem pontuação dobrada. A dupla está em 18º lugar na competição.
Martine Grael e Kahena Kunze, da classe 49er FX, também estão tendo dificuldades para chegar a zona da medal race. Elas não venceram nenhuma regata até agora e figuram no 14º lugar da classificação geral. Na Laser, Bruno Fontes teve um bom dia e subiu para a sexta colocação. Já na Finn, Bruno Prada segue para a fase final da competição após subir para a 18ª colocação geral da classe. Jorge Zarif está em 31º. A competição segue até sábado, dia 6, na Espanha.