Velejadora solitária capota durante Volta ao Mundo
Fonte: Mar Aberto
Izabel Pimentel, que faz a volta ao mundo em solitário, capotou o barco na semana passada. A maioria das avarias foi pequena, mas ela quebrou uma cruzeta no acidente e foi obrigada a fazer a troca. Ontem ela avisou que fez o reparo e retorna ao modo normal de navegação, sem precisar subir no mastro.
Retrospectiva do acidente:
Na semana passada recebi o aviso de Marcos Lobo:
"Na noite do dia 23/4 aqui, tarde no Pacífico, Izabel Pimentel teve seu barco capotado por uma onda desencontrada de través. O giro foi completo, 360º, mas os danos aparentes não são consideráveis exceto quanto a cruzeta.
O painel de placas solares foi quebrado mas Izabel, até a noite passada, já havia conseguido reparar duas placas. A cruzeta do mastro também quebrou e ela aguarda as condições melhorarem para verificar possibilidade de consertá-la.
Demais problemas são mais ligados à parte elétrica por equipamentos molhados e Bel vem dedicando-se aos ajustes (piloto automático, notebook, carregador).
O piloto de vento está preservado."
Eu não dei muita bola, porque tenho acompanhado pouco esta nova aventura da Izabel por aqui. Para quem não lembra, Izabel foi a primeira mulher brasileira a cruzar sozinha o Atlântico, deu no Fantástico, foi capa da revista TPM etc. Aposto que agora você lembrou.
Bom, velejar com uma cruzeta quebrada não é nada prudente. Em resumo, se der algo errado, o mastro cai e você está numa enrascada das feias. Izabel, que não é exatamente uma expert em marinharia, conseguiu improvisar um reparo em condições bem duras. "Estou navegando sem velas orçando com ajuda do leme de vento. o vento 20 nós E é ruim. O importante agora é não forçar o mastro até o reparo".
Na madrugada de ontem ela avisou: "consegui encaixar a cruzeta que fiz, sem subir no mastro".