Tempestade de 50 nós joga barcos contra pedras em Ilhabela
Por Antonio Alonso - Blog das águas
Essa veio do Facebook de Matias Gomes, que foi parar até na Globo. Quem visita a Ilhabela com regularidade já deve ter pelo menos uma história de tempestade para contar. Talvez a mais memorável de todas seja aquela que aconteceu logo depois que a Whitbread partiu de São Sebastião, em 98. Bastou os veleiros deixarem o porto e caiu um temporal de arrastar caminhão. Recentemente, num sábado após a Semana de Ilhabela (talvez 2009), nova tempestade fez barcos desgarrarem e outros se chocarem tanto contra o píer que acabaram com rombos no casco.
Desta vez, 50 nós fizeram com que vários barcos se soltassem de suas poitas e parassem na praia. Mas Matias captou provavelmente o momento mais triste da noite:
"Noite triste em Ilhabela, com ventos de mais de 50 nós, teve mais 3 barcos soltos alem desses das fotos, o que mais me marcou é a bateira de pescador, branca e azul que aparece na foto, ao lado do coqueiro está o dono do barco que aparece na foto de longe, cheguei perto para fazer uma foto do estrago no casco, as pedras abriram um rombo, ele estava agachado abraçado com o cachorro e chorando, nem pensei em levantar a câmera, ele me olhou e falou, Por favor não tira foto não, respondi que não iria tirar, e fui embora com o coração na mão."
Para ver mais fotos, visite o Facebook de Matias Gomes: https://www.facebook.com/matias.ilhabela