Escola Naval será base de treinamento para atletas olímpicos brasileiros
Fonte: Marinha do Brasil
Os atletas olímpicos brasileiros de nado sincronizado, polo aquático, tiro esportivo e vela contarão com a Marinha para se prepararem para as competições em 2016. Na manhã do dia 13 de maio, a Escola Naval (EN) e o Comitê Olímpico Brasileiro (COB) celebraram um convênio que torna a EN uma base de treinamento para essas quatro modalidades no período de 2013 a 2016, ano em que ocorrem os Jogos Olímpicos. O local foi escolhido por já possuir uma estrutura esportiva adequada para apoiá-los.
“Fico feliz com a iniciativa da Marinha de trabalhar em conjunto. As instalações são extraordinárias e os beneficiários são os atletas brasileiros. As Forças Armadas têm sido sensacionais por nos terem dado as condições necessárias de treinamento”, expôs o presidente do Comitê Olímpico Brasileiro, Carlos Arthur Nuzman.
A vela, segunda modalidade que conquistou mais medalhas para o País em Jogos Olímpicos, contará com apoio completo, desde o período de pré-jogos e, também, durante os Jogos Rio 2016. A Escola será a base exclusiva para a preparação da equipe, oferecendo serviços de alimentação, treinamento físico, acomodação, além de oficinas, depósitos, entre outras instalações. Em contrapartida, a área náutica será remodelada com uma nova cobertura para proteção de equipamentos com a mudança de clima, novas rampas e guindastes para embarcações.
Outro investimento resultante do acordo é a construção de um Centro de Treinamento de Tiro Esportivo de nível internacional, com estandes de 10, 25 e 50 metros. O novo local será fruto de um acordo entre a Marinha do Brasil e o Ministério do Esporte, com previsão para conclusão em julho de 2014. O COB irá contratar dois técnicos estrangeiros para a atividade.
Com relação ao nado sincronizado e o polo aquático, a medida prevê prioridade para treinamento dos atletas nas piscinas da Escola Naval, além da realização de suas preparações finais para o Rio 2016 no local.
Além dessas modalidades, que englobam cerca de 200 atletas, equipes de outras modalidades também poderão utilizar as instalações para treinamentos, como já aconteceu em março desse ano com o pentatlo moderno.
“Por ser um centro de formação de oficiais, o esporte está muito presente na Escola e faz parte da formação dos aspirantes. Nosso parque aquático possui três piscinas aquecidas, temos estruturas de vela adequada, modalidade inteiramente ligada à formação marinheira, e de tiro, também ligado à formação militar. Por esse motivo o COB vislumbrou as estruturas como possíveis de serem usadas por nossos atletas”, explica o Comandante da Escola Naval, Contra-Almirante Antonio Carlos Soares Guerreiro.
As contrapartidas oferecidas pelo COB incluem a modernização da academia e da base náutica, manutenção do parque aquático, investimento na estrutura de acomodação e na capacitação de pessoal, com auxílio do Instituto Olímpico Brasileiro.
“Em paralelo existe um benefício indireto. Nossos aspirantes terão um convívio muito importante com atletas de alto nível esportivo e terão a chance de desenvolver uma qualidade melhor para competição em nossos níveis”, acrescenta o Almirante.