Velejadores brasileiros se preparam para o Mundial de Hobie Cat 14


Campeonato acontece na Alemanha, entre os dias 19 e 27 de julho


Da Redação da www.nautica.com.br

Foto: Divulgação
Adam Max Mayerle e Mário Roberto Gern
Os velejadores catarinenses Mário Roberto Gern e Adam Max Mayerle se preparam para representar o Brasil no Campeonato Mundial de Vela da classe Hobie Cat 14, que acontece em Travemünde, na Alemanha, entre os dias 19 e 27 de julho.

A partir de agora, Mário e Adam intensificam os treinos na Baía de Babitonga, no Joinville Iate Clube. De acordo com os velejadores, as condições da raia são semelhantes às que vão encontrar em Travemünde.

Mário Roberto Gern acumula vários títulos ao longo de mais de 40 anos de participação em competições regionais e nacionais, dentre eles, o de campeão estadual de Hobie Cat 14, em 1981, e primeiro lugar geral no Ranking Veleiros Monotipos – Classe Multicascos, de 2009 a 2012.

Adam Max Mayerle competiu pela primeira vez em 2006, e foi o terceiro colocado no Campeonato Sul-brasileiro de Hobie Cat 14. O jovem velejador já soma dois títulos de campeão Sul-brasileiro e um vice no Brasileiro de 2011. Adam se mantém no primeiro lugar do Ranking Norte Catarinense de Monotipos desde 2007, na classe Hobie Cat 14.

Os dois esportistas buscam incentivar os velejadores veteranos a voltarem ao mar e atrair novos participantes. “A classe Hobie Cat 14 teve seu auge entre os anos de 1972 a 1986, em Santa Catarina, quando chegou a reunir 105 barcos participantes do Campeonato Sul-brasileiro, na cidade de Piçarras. No ano seguinte, em Ponta das Canas, Florianópolis, chegamos a ter 115 barcos participando do Campeonato Sul-brasileiro”, lembra Gern. Atualmente, existem 90 velejadores inscritos nas classes Hobie Cat 14 e 16 na Associação Brasileira da Classe Hobie Cat.