Brasil é vice-campeão no Mundial da classe Optimist

Da Redação da www.nautica.com.br
Com informações do blog do evento

Foto: Matias Capizzano
Brasil ficou atrás apenas de Singapura
O Brasil tornou-se na segunda-feira, dia 9 de janeiro, vice-campeão mundial de Optimist nas águas de Napier, Nova Zelândia, graças ao esforço de cinco velejadores. Além de perder apenas para Singapura na somatória entre países, os brasileiros obtiveram a quarta colocação na disputa entre equipes e três atletas estão entre os Top 15.
O melhor resultado individual ficou com Gabriel Elstrodt (São Paulo), que somou 109 pontos na oitava colocação: “Foi um campeonato muito bom para mim; fiz muitas amizades e consegui dar o meu melhor na água. Estou muito feliz!”, declara Catotinha.

Rodrigo Luz (Rio de Janeiro) também manteve a regularidade e fechou a competição na nona posição, com 112 pontos: “O campeonato foi ótimo! Dei o meu melhor em todo o momento... Estou muito contente com meu resultado e de toda a equipe. E que venha o Brasileiro semana que vem!”, comemora Tintin.

Somando 125 pontos, Tiago Brito (Porto Alegre) terminou em 14º lugar: “Obrigado a todos que torceram. O campeonato foi ótimo. Fiz amigos e dei o meu melhor”, diz Macaco, que está deixando a classe: “Estou saindo do Optimist hoje e desejo boa sorte para todos que continuam. Vou ficar na torcida”.Time_Brasill_2011

Felipe Rondina (Brasília) terminou na 58ª posição com 239 pontos: "Gostei muito do campeonato, mas fiquei com gostinho de querer mais, porque faltou o segundo descarte, aí não deu...”, lamenta Felipe, que em dois dias estará no Brasil para disputar o Campeonato Brasileiro.

Na 78ª posição com 273 pontos, Leonardo Lombardi (Niterói) também lamenta o resultado: “O esporte nos proporciona momentos bons e ruins. Esta semana, infelizmente, não foi um bom momento para mim. Fico triste em não ter conseguido alcançar meu máximo”. Agora, Leonardo vai tentar transformar a mágoa em motivação para concluir seu último ano no Optimist de forma marcante.

Entre 210 atletas, a vitória geral ficou para a velejadora Kimberly Lim, de Singapura, com 70 pontos. O vice-campeão é o holandês Bart Lambriex, que somou 74 pontos, e o peruano Javier Arribas fechou o pódio dos três primeiros colocados, com 77 pontos.

Os cinco velejadores da Equipe Brasileira de Vela Jovem da Classe Optmist 2011 contaram com o apoio do técnico Henrique Haddad e do chefe de equipe Jônatas Gonçalves. Eles embarcam amanhã (terça-feira) de volta ao Brasil, onde a maioria disputa, a partir da próxima semana, o 40º Campeonato Brasileiro 2012, entre os dias 12 e 22 de janeiro. A competição no Clube dos Jangadeiros, em Porto Alegre (Rio Grande do Sul), valerá como Seletiva para o Campeonato Mundial da Classe Optimist 2012, na República Dominicana.