Ocean Globe Race - uma regata à moda antiga ao redor do planeta

 

Foto retirada do site: Oceanrace.com

Por Danilo Chagas Ribeiro

Reunindo a elite do mundo da Vela, a Ocean Globe Race (OGR) é uma regata retrô realizada a cada 4 anos, que remete ao estado da arte de 1973, quando a então Whitbread fez enorme sucesso. Sem GPS nem computadores a bordo, os barcos entre 47 e 66 pés projetados antes de 1988, percorrem os 7 mares usando sextantes.

Em vez das características da versão atual da Volvo Ocean Race, onde até o uso de piloto automático é permitido nos 60pés hightec, a ênfase da Ocean Globe Race é na experiência da tripulação. A regra atual diz que cada tripulante já deve ter velejado mais de 1.500 milhas e que, pelo menos um deles, presente em todas as pernas, já deve ter logado 25.000 milhas náuticas.

A comunicacão é feita por rádio SSB e previsões meteorológicas por fax HF, embora o kit de emergência disponha de chart plotter lacrado. Os celulares são igualmente selados para uso exclusivo nos portos. Celulares via satélites poderão ser utilizados exclusivamente para comunicação com a organização da regata.

A taxa de inscrição varia entre €25,000 e €50,000, mais outro tanto para patrocinadores.

Agora, em fevereiro de 2024, meio século depois, velejadores-raiz fazem a última escala da regata em Punta del Este, de onde partem de volta a Southampton. A volta ao mundo de aproximadamente 30.000mn iniciou em set/23 e deverá terminar em abr/24. É um desafio e tanto!